sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sabiamente Integral



Como é feliz o homem constante no temor do Senhor!
Mas quem endurece o coração caíra na desgraça.
                                                                                             Pv 28.14

    Provérbios 28. Quando o li pensei: “Caramba, este texto é só ler e pronto. Não tem mais nada pra dizer”. Provérbios em geral são textos sem argumentação e relativismo. Ele te propõe dois caminhos: ou você é dos justos, sábios e tementes a Deus ou é dos injustos, corruptos e desviados do caminho do Senhor. Não há meio termo.

    Resolvi então pesquisar sobre o que a palavra Provérbio quer dizer. No nosso querido Aurélio, significa: “Máxima expressa em poucas palavras e que se torna popular”. Já na versão bíblica, sua palavra é de origem hebraica e significa, de forma geral, sabedoria. Se olharmos esta palavra sob a perspectiva secular, logo podemos concluir que sábio é aquele que sabe tudo. Logo, alguém que sabe tudo, torna-se prepotente e arrogante. Isto é fato. Nossa veia pecaminosa nos leva a isto. Agora, se olharmos a palavra sob a perspectiva bíblica, ai nos deparamos com a humildade. Sábio é aquele que teme ao Senhor (Sl 111. 10). Que rasteira.

    Ser sábio é temer ao Senhor e isto significa, entre outras coisas, seguir os seus mandamentos, seus provérbios, sua Palavra. Pense no arroz. Imaginou algo branquinho né?! Eu pensei no arroz integral. Legal, mas o que ele tem haver com sabedoria? Este arroz é o mais puro, o que pode ser plantado, reproduz e o que leva mais tempo para amadurecer e para cozinhar. Nós devemos não só fazer missão integral, mas devemos ser cristãos integrais! Já pensou nisso? Deixar que a Palavra do Senhor amadureça em nós, e que a nossa vida dê frutos. Ser sábio (temente) em todas as facetas da vida. Mas não é possível ser sábio, sem a presença de Jesus. Conseguiremos cumprir os provérbios, apenas através Dele. Conseguiremos ser integrais, apenas por intermédio de Jesus. É tendo temor a Ele que iremos preservar a nossa vida (Ec 7. 12).